Documento
Metadados
Título
Paisagens da seca em Pacatuba Ceará – 1845 / 1958: controle social de retirantes, trabalho e políticas de socorros públicos.
Autoria
Edmar Luiz de Sousa
Resumo
O presente trabalho propõe analisar o processo de aglomeração de retirantes na cidade de Pacatuba ocasionado pela migração durante as grandes secas que confrontou o Estado do Ceará a partir do Século XIX. A pesquisa aborda as condições sociais de vida e trabalho em meio a perturbação e a desordem causada pela fome e os deslocamentos que arremessaram milhares de famílias ao sopé da Serra da Aratanha. Busca-se investigar o homem e a mulher retirante enquanto sujeito social frente ao discurso oficial, de modo a reconhecer sua forma de vida e resistência condicionada a uma série de dramas sociais. Para esse fim, o estudo desse processo tem abordagem qualitativa e interdisciplinar no procedimento analítico das fontes e das referências bibliográficas: relatórios da Câmara Municipal local; relatórios da Comissão de Socorros Públicos; do Presidente da Província do Ceará; Rodolfo Teófilo (1992); Neves (2000), entre outros que contribuem com a temática. Destaca-se que a região da serra da Aratanha foi um ponto de atração de retirantes devido às obras públicas de construção da Estrada de Ferro de Baturité, empreendimento provincial que se aproveitou da capacidade produtiva e da falta de oportunidades dos retirantes para expandir sua construção, além de ser um dos caminhos que ligavam os sertões ao centro do poder político e econômico concentrado na capital cearense.
Tipo de documento
Ano
Citação Bibliográfica
SOUSA, Edmar Luiz de. Paisagens da seca em Pacatuba Ceará – 1845 / 1958: controle social de retirantes, trabalho e políticas de socorros públicos. 2019. 126 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2019.
Editor
Sistema de Bibliotecas da Unilab (Sibiuni)