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Título
Devir-fílmico: uma experimentação cartográfica entre as ruínas e as cinzas do caminho de ferro do maciço de Baturité
Autoria
Francisco Harley De Oliveira Almeida
Resumo
O trabalho consiste em uma produção audiovisual, acompanhada de relatório escrito, trazendo como tema o devir-fílmico, uma experimentação lançada pela cartografia esquizoanalítica conforme a perspectiva da filosofia da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari. O devirfílmico consiste numa expressão audiovisual que transversaliza ciência, filosofia e arte, problematizando o rosto do Maciço de Baturité a partir das imagens e dos vestígios das estações de trem de Acarape, Antônio Diogo, Aracoiaba e Baturité. O rosto é apresentado como uma política de identificação que atribui unidade e homogeneidade à região. Nas diferentes camadas de ocupação destas estações, é possível apreender uma multiplicidade que tensiona tal política, levando a pensar na importância do “fora” e do estrangeiro em direção a uma composição heterogênea, que permanece silenciosa e clandestina, porém, potente e criadora ligada à afirmação da diferença.
Palavra-chave
cartografia esquizoanalítica | Devir-fílmico | Experimentação | Filosofia da diferença | Multiplicidade | Rosto
Tipo de documento
Ano
Citação Bibliográfica
ALMEIDA, Francisco Harley De Oliveira. Devir-fílmico: uma experimentação cartográfica entre as ruínas e as cinzas do caminho de ferro do maciço de Baturité. 2018. 15 f. Relatório de pesquisa e composição do vídeo (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2018.
Editor
Sistema de Bibliotecas da Unilab (Sibiuni)